quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Governo e Sociedade comemoram 10 anos de criação do Parque Sumaúma.



O Parque Estadual Sumaúma, na Cidade Nova, completou no dia 5 deste mês, 10 anos de criação. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SDS e o Instituto Ecológico Comunitário da Amazônia (IECAM), cogestor do Parque, realizaram ontem, dia 11.09.2013, das 8h às 12h, solenidade de encerramento da semana de atividades com a participação dos alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da comunidade do entorno. A data também foi marcada com a inauguração de uma biblioteca temática, que levou o nome do saudoso Edmilson Rodrigues, agente ambiental voluntário, membro do IECAM, que dedicou muitos anos de sua vida à causa do parque.

O sumaúma é a única Unidade de Conservação do Estado no perímetro urbano. O Parque  conta com trilhas interpretativas, beleza cênica e rica biodiversidade, abrigo de espécies nobres da flora e fauna amazônica, destacando-se o primata Sauim-de-Coleira, já ameaçado de extinção,  entretanto, ainda precisa de muitos investimentos em infraestrutura. Para o IECAM o sumaúma além de preservar a biodiversidade, deve também exercer uma função social, com atividades voltadas para a educação socioambiental. Esta sempre foi a proposta da comunidade.


O sumaúma deve ser um laboratório de ciências naturais e cidadania, com desenvolvimento de pesquisas e interatividade com a comunidade, disse Leite em seu pronunciamento. Como parte das comemorações festivas houve também apresentação do Coral Hanneman Bacelar, entrega de placas comemorativas aos apoiadores e fundadores do Parque, apresentações musicais, com o Grupo Raízes Caboclas, teatro, dança, além de oficinas de materiais recicláveis. O IECAM espera que esse aniversário de 10 anos seja um marco de novos tempos para o Parque Estadual Sumaúma, com mais atenção do poder público estadual, da sociedade em geral e da comunidade do entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário